domingo, 17 de dezembro de 2017

EntreVITAS - Entrevista com o cantor russo Vitas para o Brasil

Divulgação/Facebook
Vitaliy Vladasovitch Gratchov, cantor russo de voz aguda e grande alcance vocal que lhe rendeu a alcunha de “Príncipe da Voz de Golfinho” na China. Bem mais conhecido apenas como Vitas, ficou popular especialmente com o público jovem ao se tornar meme no Brasil. O vídeo com uma apresentação sua gravada em 2002 caiu nas graças do público brasileiro e viralizou, gerando várias versões de seus malabarismos vocais.
A princípio, as pessoas pareciam mais interessadas em
Divulgação/Facebook
compartilhar os vídeos e dar risadas do figurino futurista utilizado por Vitas na performance de “The 7h Element”, música na qual ele faz caretas e usa a técnica de “scat singing” (a grosso modo, improviso de sílabas ou vocábulos com ou sem sentido), mas aparentemente, em especial dada a quantidade de seguidores que ele vem angariando, muita gente está levando ele a sério. Muito a sério. A ponto de haver uma espécie de movimentação na internet para que o cantor venha para terras tupiniquins.


Vitas está na ativa com uma agenda cheia – inclusive fará um show de final de ano na China – e considerável sucesso (não como meme) na Rússia e no oriente médio. Lançou sua própria plataforma de rede social, Taingle, esse ano. Nessa entrevista ele fala sobre sua carreira, seus planos e o que acha do frenesi que seus vídeos causaram no Brasil.

INTERROGATÓRIO (Vinicius Seixo de Brito): 2017 foi o ano em que os brasileiros descobriram e começaram a gostar dos seus vídeos. A princípio, como memes. As pessoas achavam engraçado como você se vestiu e cantou a música “The 7th Element / 7 элемент” em seu show em 2002. Depois, o público desenvolveu carinho e admiração por você, muito pelo seu jeito aparentemente tranquilo e por ter aceitado bem as brincadeiras. Você vê as edições que os brasileiros fazem com seus vídeos? O que pensa a respeito desses vídeos?

VITAS: Eu considero os brasileiros como meus verdadeiros amigos. Faz pouco tempo que começamos a ter contato mas já amo o povo brasileiro. Sinto como se fôssemos bons amigos realmente. Sou muito grato pelo fato de que eles estão tão ativamente envolvidos na criação de diversos clipes de vídeos engraçados e de várias paródias que gosto muito.
 
Sou muito agradecido ao Brasil por tanta atenção. E o mais importante, agradeço às pessoas que estão usando tão ativamente minha rede social Taingle e, de forma tão ativa, baixando meu aplicativo, PSY Video. Espero que minha amizade com o Brasil esteja apenas começando. Estou certo de que é algo que durará muitos anos.
 
Vinicius: Em 2011, outro cantor russo, Eduard Khill, também ficou conhecido aqui no Brasil pela maneira que ele cantava, em especial pelo vídeo da música “Я о́чень рад, ведь я, наконе́ц, возвраща́юсь домо́й” (que viralizou com o título de “Trololo Song”). Até então, era a única referência musical russa para muitos brasileiros, por mais que o vídeo dele também não fosse levado a sério inicialmente. Que referências você tem do Brasil? O que você conhece sobre a cultura e o povo brasileiros?
 
Divulgação/Facebook
VITAS: Tenho andado muito ocupado com um cronograma de turnê apertado. Devido a isso, infelizmente não tive tempo para estudar a cultura brasileira. Mas assim que tiver tempo livre, quando eu voltar da turnê mundial, eu quero não só estudar a cultura, quero mesmo aprender português.
 
Vinicius: De uns tempos pra cá, você tem postado bastante conteúdo com mixagens e versões de suas músicas em seu perfil no Facebook (onde está a maioria dos brasileiros que te acompanha). É você mesmo quem posta? Você acompanha a reação do público a cada postagem?

VITAS: Eu tenho uma assistente que é simplesmente maravilhosa, uma verdadeira amiga que eu realmente amo e admiro com grande respeito, Shona Dawson. É ela quem administra a página.

Para que a página seja bem sucedida, e para que meus amigos do Brasil se interessem pelo conteúdo e se divirtam, nós desenvolvemos algo que é bacana, variado e, em alguns momentos, engraçado.

Obviamente, eu sempre acompanho cada publicação nova. Quero agradecer muito aos meus amigos do Brasil, Estados Unidos, Rússia e outros países, mais do que isso: eu quero dizer que me emociono com as respostas nas postagens, e leio quase todos os comentários.
 
Vinicius: Você lançou recentemente uma rede social, a Taingle. O que te levou a criar essa rede?
 
VITAS: A Taingle foi criada exclusivamente com um propósito – unir todos os fãs e admiradores do meu trabalho no mundo todo. Devido ao fato de que em diferentes redes sociais há muitas páginas falsas usando meu nome, eu decidi criar a minha própria rede para os meus fãs, onde podem, diretamente comigo, obter informações verdadeiras a meu respeito.

E o mais importante, eu respondo muitas mensagens que eles me escrevem exclusivamente lá. Eu sempre respondo as mensagens dos fãs.

Convoco todos os fãs brasileiros a se registrarem na minha rede para nos tornarmos cada vez mais próximos. Seria uma grande alegria e uma grande honra para mim.

Vinicius: A criação da Taingle é um projeto paralelo ou uma mudança de rumo na carreira? Quais são os seus planos para um futuro próximo, profissionalmente falando?
 
VITAS: Eu acredito que uma pessoa pode se desenvolver em diferentes rumos. Portanto, tento fazer tantos projetos diferentes quanto possível para dar mais prazer aos meus fãs. Mas isso não afeta meu principal campo de atividades de maneira alguma. Eu realmente gosto de cantar e me envolver com a criatividade, e continuarei a fazer isso por muitos anos.

Vinicius: Muitas pessoas estão fazendo uma movimentação no Facebook para que você venha ao Brasil cantar seus maiores sucessos e mostrar suas habilidades vocais. Há possibilidade de você vir ao Brasil para fazer shows e divulgar sua rede social? Os brasileiros podem esperar para vê-lo numa performance ao vivo?

VITAS: Sim, planejamos ir ao Brasil. Nós temos planos e estamos negociando com várias

empresas brasileiras que trabalham com organização de shows e eventos. Espero que possamos chegar a um acordo para realizarmos alguns shows no Brasil. No momento, tudo está em fase de negociação. Recebemos muitas propostas e temos que escolher, mas para mim o Brasil é um país maravilhoso. Eu gostaria de ir ao Brasil e cantar para os meus fãs. Acho muito importante, uma grande alegria e uma grande honra.
 
Estou muito satisfeito e muito feliz por ter amigos verdadeiros. Novos amigos nesse país maravilhoso que é o Brasil. Quero que minha amizade com vocês nunca termine. Eu realmente amo vocês demais! 

(Entrevista concedida no dia 14 de dezembro de 2017)
 
Links para os dois vídeos do Vitas que o tornaram um meme no Brasil:
 

5 comentários:

  1. Aiii meu Deus, n vejo a hora de ficar doidona ao som de 7TH ELEMENT, parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também vou ficar muito louco se ele vier mesmo! :) Obrigado!

      Excluir
  2. Adorei o tom de respeito e profissionalismo que usou em cada pergunta. Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!

      Acho que ele é um artista tão bacana, tão acessível, que merece nosso respeito e seriedade. Por mais que a gente o veja como um cara engraçado.

      Excluir
  3. Eu acho que ele virá depois de lançar o próximo álbum

    ResponderExcluir